NEWS:

Bombas de gasolina "low-cost"

Fórum de esclarecimento de dúvidas

Moderador: Grupo Moderadores

Bombas de gasolina "low-cost"

Mensagempor RCosta em Sexta Jan 18, 2008 4:39 pm

Boa tarde a todos...

Bem...Eu decidi criar este tópico porque tenho ouvido muitas coisas acerca deste tipo de gasolineiras. Uns dizem que o gasoleo é mais barato porque é mais fraco e pode danificar alguns componentes do carro, outros que é apenas uma jogada de markting e que os combustiveis sao iguais aos da Galp, BP, Repsol, etc...

Eu tenho metido gasoleo nas bombas no antigo Carrefour, agora Continente em Braga, e não noto nenhuma diferença no carro. Mas será que no futuro vou ter problemas???

Quais são as vossas opiniões acerca deste assunto???

Gostava que este tópico fosse alvo de intresse de todos os membros deste forum, e que todos voces expusessem aqui as vossas experiencias em relação a este tema.

Cumprimentos

P.S. Eu sei que ja se falou um pouco sobre isto aqui no forum, mas a minha duvida persiste :?
Peugeot 307 Executive 1.6 HDi 90 cv
Imagem
Imagem
RCosta
Ocasional
Ocasional

Registado: Segunda Maio 28, 2007 3:49 pm

Mensagempor assessor36 em Sexta Jan 18, 2008 10:36 pm

Olha eu tenho um amigo que é engenheiro na galp e um dia disse-me que os combustíveis são refinados numa plataforma idêntica, no mesmo sitio e da mesma forma, e após serem refinados são canalizados para as diversas marcas!
Isto foi o que ele me disse e afiançou-me que tinha conhecimento de causa.
Agora sinceramente não sei
cumps
assessor
assessor36
Rookie
Rookie

Registado: Quinta Jan 10, 2008 12:16 am

Mensagempor cloterico em Sexta Jan 18, 2008 11:03 pm

Eu normalmente coloco combustível na Galp usando os descontos do Continente. Como não tenho perto de casa nenhuma bomba de hipermercado, é muito raro usar desse gasóleo. Não tenho por isso mesmo opinião formada, apesar de conhecer esses rumores de que é fraco e tal.
Imagem
2005 307 SW T6 1.6 HDI 80Kw Griffe.
cloterico
Site Admin
Site Admin

Registado: Segunda Abr 10, 2006 11:17 pm

bem..

Mensagempor asdrubal em Sábado Jan 19, 2008 5:16 am

Bem.. eu também sempre coloquei gasolina e gasoleo marca Carrefour aqui em Gaia e nunca tive problemas...

No meu antigo carro um Clio que tive 6 anos sempre levou com carrefour pra cima... e nada aconteceu....

Este meu 307 agora leva com o gasoleo carrefour e ate ver.. nada de estranho...

Outra coisa... obviamente os produtos exposto à venda no mercado sao sujeitos a testes... se o produto estivesse errado nao podia ser vendido... ou iriam ter problemas...

é como o vinho... se tiver estragado nao sai para o mercado (porque é sujeito a testes), agora existe vinhos que sao melhores que outros... mas ambos podem-se beber...
Imagem
ImagemImagem
asdrubal
Ocasional
Ocasional

Registado: Quinta Out 11, 2007 12:22 pm

Mensagempor Traveller em Domingo Jan 20, 2008 12:25 am

assessor36 Escreveu:Olha eu tenho um amigo que é engenheiro na galp e um dia disse-me que os combustíveis são refinados numa plataforma idêntica, no mesmo sitio e da mesma forma, e após serem refinados são canalizados para as diversas marcas!
Isto foi o que ele me disse e afiançou-me que tinha conhecimento de causa.
Agora sinceramente não sei
cumps
assessor

Nem mais..sai tudo do mesmo sitio....

Quanto aos preços tem a ver com várias situações

- Nao investem no terreno porque normalmente aproveitam parte do seu proprio parque de estacionamento. Ou seja ainda rentabilizam melhor o que normalmente não lhes dá nada.

- Não investem em pessaol porque quem está nas caixas já é operadora de caixa na Hiper, logo apenas transferem pessoal.

- Transferem margem que a Gasolineira que os abastece para o preço.
Ou seja imaginam que em contrato existe um desconto no final do ano sobre o volume de compras, aquilo que vulgarmente se chama rappel de fim de ano, de 5 % sobre as compras do ano. O Hiper pode para baixar o preço meter logo no PVP do producto os tais 5% acordados no preço.

Eu quando meto nunca me deu chatices..mais fumo mas nao chatices.

S Max 1.8 TDCi Titanium

Imagem

Imagem
Traveller
Assíduo
Assíduo

Registado: Quinta Mar 09, 2006 4:42 pm

Mensagempor assessor36 em Domingo Jan 20, 2008 12:29 am

Pois afinal esse meu amigo não me enganou...
o crude vem em bruto, é refinado todo no mesmo sitio, dado que cada marca não tem uma plataforma para refinação, e depois é distribuido, ou alias cada marca vai-se abastecer.
A historia de esta ou aquela marca ser melhor deve ser psicologico! :)

cumps
assessor
assessor36
Rookie
Rookie

Mensagempor boardman77 em Domingo Jan 20, 2008 2:06 am

assessor36 Escreveu:Pois afinal esse meu amigo não me enganou...
o crude vem em bruto, é refinado todo no mesmo sitio, dado que cada marca não tem uma plataforma para refinação, e depois é distribuido, ou alias cada marca vai-se abastecer.

cumps
assessor

peço desculpa, mas venho contrariar a ideia geral, alguém tinha de o fazer... :D :D Já li, não me lebro agora onde, que realmente o refinamento vem quase todo do mesmo lado, mas depois a diferença está nos aditivos, onde alguns metem menos ou de pior qualidade, advindo daí a diferença. E dou dois casos práticos disto mesmo: o meu 306, no início pus gasolina do carrefou de braga (já vi que tenho aqui um conterrâneo... :) :) ) e as velas, que coliquei novas quando comprei o carro, duraram uns 3 meses, o carro começou a perder potência, coloquei umas novas(da mesma marca e modelo) e passei a pôr da bp/galp, já passaram mais de 2 anos e não voltei a ter o problema. um amigo meu, que metia gasóleo também desse mais barato, quando foi á inspecção, o carro chumbou no teste dos gases, perguntaram logo se ele metia nas bombas dessas mais baratas, e ele ao dizer que sim, aconselharam a mudar para galp/bp, e passado um mês, voltou lá e o carro passou.
Peugeotomaníaco... dono P307 1.4 HDI 70cv & P306 1.4 XT 75cv
boardman77
Assíduo
Assíduo

Registado: Quinta Abr 13, 2006 11:45 am

Mensagempor Traveller em Segunda Jan 21, 2008 9:58 am

boardman77 Escreveu:
assessor36 Escreveu:Pois afinal esse meu amigo não me enganou...

cumps
assessor

peço desculpa, mas venho contrariar a ideia geral, alguém tinha de o fazer... :D :D Já li, não me lebro agora onde, que realmente o refinamento vem quase todo do mesmo lado, mas depois a diferença está nos aditivos, onde alguns metem menos ou de pior qualidade, advindo daí a diferença. E dou dois casos práticos disto mesmo: o meu 306, no início pus gasolina do carrefou de braga (já vi que tenho aqui um conterrâneo... :) :) ) e as velas, que coliquei novas quando comprei o carro, duraram uns 3 meses, o carro começou a perder potência, coloquei umas novas(da mesma marca e modelo) e passei a pôr da bp/galp, já passaram mais de 2 anos e não voltei a ter o problema. um amigo meu, que metia gasóleo também desse mais barato, quando foi á inspecção, o carro chumbou no teste dos gases, perguntaram logo se ele metia nas bombas dessas mais baratas, e ele ao dizer que sim, aconselharam a mudar para galp/bp, e passado um mês, voltou lá e o carro passou.

Tu queres me dizer que um mês de GALP/BP e o carro deixou de fazer fumo ? Queres me dizer que bastou um mês para que Gasoleo de marca "oficial" lhe tenha limpo o carro. Sorry mas não acredito.

Em Portugal só a GALP faz refinagem (acho que é assim que se diz) de crude, pois é a unica que tem refinarias instaladas. Todas as outras marcas vão abastecer à GALP. Porque que pensam que quer BP quer Repsol acompanha os preços da GALP nas bombas? É que se não o fizer reduzem-lhes as quotas de abastecimento.

Quanto aos aditivos, isso apenas se passa com as Gasolinas e os Gasoleos aditivados. Na sem chumbo 95 e Gasoleo normal é exactamente a mesma coisa.

Unica situação que aconteceu há uns anos foi virem ums camioes de espanha. Mas a Guarda Fiscal não dorme em serviço e quer as empresas quer as bombas levaram tamanha taluda que deixaram de fazer isso.

Para que tenhas presente. No Jumbo de Alfragide quem abastece a bomba é a Repsol.

S Max 1.8 TDCi Titanium

Imagem

Imagem
Traveller
Assíduo
Assíduo

Registado: Quinta Mar 09, 2006 4:42 pm

Mensagempor assessor36 em Segunda Jan 21, 2008 11:58 pm

Bem essa da inspecção é novidade!
:lol: :lol: :lol:
ele ha com cada uma
cumps
assessor
assessor36
Rookie
Rookie

Mensagempor boardman77 em Terça Jan 22, 2008 11:36 am

Pois acredita que é verdade, pois além de ser um amigo da maior confiança, por acaso trabalha na toyota, e isso aconteceu com o carro dele. Agora se quiseres, continua a não acreditar, estás no teu direito, e sim, foi menos de um mês, pois durante 1 mês ele podia rectificar a situação, e foi o que o aconselharam a fazer no centro de inspecção
Peugeotomaníaco... dono P307 1.4 HDI 70cv & P306 1.4 XT 75cv
boardman77
Assíduo
Assíduo

Registado: Quinta Abr 13, 2006 11:45 am

Mensagempor assessor36 em Quarta Jan 23, 2008 10:34 pm

pronto ta bem, vou acreditar! :roll:

cumps
assessor
assessor36
Rookie
Rookie

Mensagempor Brupas em Domingo Jan 27, 2008 10:35 pm

Eu tambem usava da mais barata e o meu pug tinha pouca força em baixas, desde que começei a utilizar galp gforce o carro ficou totalmente diferente nem parece o mesmo, alem do consumo ter baixado 0.2L
Brupas
Novo Membro
Novo Membro

Registado: Segunda Out 29, 2007 1:07 am

Mensagempor assessor36 em Segunda Jan 28, 2008 11:40 pm

Pois é, na 6ª feira deu uma reportagem e afinal os conbustiveis são todos refinados em SINES numa plataforma da PETROGAL.
O crude é recebido em bruto, é refinado e é vendido ás diferentes marcas existentes no mercado.
Uma curiosidade: Somos dos maiores exportadores de conbustivel já refinado para os EUA.
Deu-se um exemplo: aquela refinaria produz em termos de riqueza valores superiores à Auto-Europa

Cumps
assessor
assessor36
Rookie
Rookie

Mensagempor truckman em Segunda Fev 11, 2008 7:45 pm

Boas.
Meus senhores vou escrever o mesmo pela segunda vez uma vez que ja escrevi isto num topico anterior.( que me desculpem os que o lêm pela segunda vez)
Não sou engenheiro nem doutor, nem sequer tenho quota nenhuma em nenhuma petrolifera, nem tão pouco sou revendedor de combustivel.
Sou apenas mais um daqueles que, quando passam, a ideia que fica é "olha aquele leva uma bomba ás costas"..
Transporto portanto produtos petroliferos ou seja, combustiveis.
De entre todas estas opinioes aqui formadas, todas elas têm de facto o seu (q) de verdade..
Não existe só uma refinaria em sines, mas duas.. uma em Sines outra nos arredores do Porto ( Matosinhos - Leça da Palmeira)
Ambas pertencem de facto á Petrogal
Agora daqui conclui-se o seguinte: o combustivel é de facto todo refinado no mesmo sitio e de lá traz os aditivos necessarios ao bom funcionamento do mesmo ( respeitando normas internacionais de qualidade). As diferenças ( salvo rarissimas excepções que não merecem ( acreditem) ser sequer comentadas, são de facto os aditivos que para alem do que as normas exigem, cada marca lhes acrescenta, a fim de optimizar ao máximo a combustão ou explosão, optando essas empresas "low-cost" por não lhe acrescentar nenhum aditivo e daí uma parcela do preço mais baixa. ( outras parcelas prendem-se também com o facto dos contratos de compra de produto , estratégias de marketing, atração do cliente e por aí fora como também ja aqui foi dito). O que realmente interessa nisto é que de facto e tirando essas rarissimas excepçoes, o combustivel é o mesmissimo seja ele comprado onde for. Quanto á diferença, á rentabilidade e por aí fora, muda de carro para carro.. Existem carros que compensa abastecer nas marcas "conceituadas" outros que nem por isso.. O melhor mesmo é experimentar.. Só para finalizar e para que não restem duvidas, essas rarissimas excepçoes que falei atrás são excepçoes sempre para melhor, ou seja, quando elas existem só se dá a hipotese de nós ( compradores) ficarmos a ganhar.
Espero que tenha contribuído novamente para o esclarecimento.
Qualquer dúvida que surja, e se acharem que vale a pena claro, estejam á vontade.
Cumps.
truckman
Novo Membro
Novo Membro

Registado: Sábado Ago 25, 2007 4:05 pm

Mensagempor assessor36 em Segunda Fev 11, 2008 8:59 pm

Ora aí está um bom e útil esclarecimento que a todos diz respeito, vindo clarificar as duvidas existentes.

cumps
assessor
assessor36
Rookie
Rookie

Mensagempor ajesus em Segunda Fev 11, 2008 10:10 pm

obrigado pelo esclarecimento Truckman
Cumprimentos,
António Jesus - SW 1.6 110cv - 2006
ajesus
Regular
Regular

Registado: Terça Abr 04, 2006 10:35 am

Mensagempor rangerover em Quinta Fev 14, 2008 12:58 pm

concordo com a opinião do truckman. é tudo uma questão de margens de lucros das varias petrolíferas. tenho um colega meu a trabalhar em sines e ele diz-me que é tudo igual

:)
peugeot 307 1.4 HDI XT Premium 12/2001

Imagem
rangerover
Regular
Regular

Registado: Quinta Fev 14, 2008 3:09 am

Mensagempor RCosta em Sexta Fev 15, 2008 12:04 pm

Estou a gostar de ver que o pessoal aderiu ao tópico...
:lol:

No meu ponto de vista acho que é essencial sabermos o que estamos a dar de beber aos nossos felinos :lol:
Bem eu ultimamente parei de meter na bomba do carrefour, e o que vos posso dizer é que notei a diferença no carro...o motor parece mais silencioso, e desenvolve ligeiramente mais rápido. Além disso e o que mais gostei, foi o consumo que baixou cerca de 0,5l7100km ... que pode ter sido dos percursos, mas também pode ter sido por causa do gasóleo ...

Conclusão:
-Acho que não faz mal nenhum meter nas gasolineiras low-cost , mas que o gasóleo da BP/GALP etc, é melhor...lá isso é :lol:

P.S. Continuem a contar aqui as vossas experiencias :wink:
Peugeot 307 Executive 1.6 HDi 90 cv
Imagem
Imagem
RCosta
Ocasional
Ocasional

Registado: Segunda Maio 28, 2007 3:49 pm

Re: Bombas de gasolina "low-cost"

Mensagempor P. Costa em Segunda Jun 01, 2009 5:10 pm

Eu desde que tenho o meu 307 sempre abasteci em bombas low cost, e nunca notei nada de anormal.
P. Costa
Novo Membro
Novo Membro

Registado: Segunda Maio 25, 2009 4:06 pm

Mensagempor Filipe_Teixeira em Terça Jun 02, 2009 12:32 am

Eu por norma não ligo muito a isso, meto quase sempre onde for mais barato, mas um dia deste meti na Repsol e notei diferença, acho que ficou bastante mais agradável agora vou deixar passar uns tempos e daqui a algum tempo vou meter novamente a ver se de facto noto novamente.
Filipe_Teixeira
Aplicado
Aplicado

Registado: Quarta Set 19, 2007 2:01 am

Mensagempor ajesus em Terça Jun 02, 2009 8:01 am

Eu normalmente só meto gasoleo da Galp, porque tenho o desconto do Universo, do continente, e dão descontos para o Continente e pontos.
Mas ainda no mês passado enchi o depósito no Jumbo e resolvi por o contador a zeros para ver a média que ia fazer e ficou igual...
Cumprimentos,
António Jesus - SW 1.6 110cv - 2006
ajesus
Regular
Regular

Registado: Terça Abr 04, 2006 10:35 am

Mensagempor Pribeiro9 em Quarta Jun 03, 2009 10:05 pm

Eu por norma só coloco na Repsol ou na Galp. Mas acreditem que tem de ter alguma diferença.
Pribeiro9
Site Admin
Site Admin

Registado: Quarta Dez 12, 2007 5:46 pm

Mensagempor Filipe_Teixeira em Quarta Jun 03, 2009 10:57 pm

Eu também acho que sim, não sou é radical ao ponto de dizer que os mais baratos façam mal aos motores.
Filipe_Teixeira
Aplicado
Aplicado

Mensagempor gremista em Quinta Jun 04, 2009 1:51 am

Tentei comprar um Peugeot 307 zero a vista. A concessionaria Lyon de Porto Alegre me vendou mas ele não tem em estoque. já paguei metade do valor e a concessionaria só que me devolver o dinheiro sem nem um tipo de indenização. Não quero levar vantagem com essa situação, queria o carro, mas caso fosse eu cancelando o pedido teria que pagar multa com certeza. A concessionária me mandou reclamar na justiça. Assim uma posição muito anticliente, mas... escrevi para fabrica que não me deu muita atenção. Mas esse seria o meu primeiro peugot e agora NUNCA mais compro um carro da PEUGEOT para mim basta uma vez.

NUNCA MAIS COMPRO UM CARRO NA LYON PEUGEOT
gremista
Novo Membro
Novo Membro

Registado: Quinta Jun 04, 2009 1:32 am

Mensagempor Filipe_Teixeira em Quinta Jun 04, 2009 12:11 pm

gremista Escreveu:Tentei comprar um Peugeot 307 zero a vista. A concessionaria Lyon de Porto Alegre me vendou mas ele não tem em estoque. já paguei metade do valor e a concessionaria só que me devolver o dinheiro sem nem um tipo de indenização. Não quero levar vantagem com essa situação, queria o carro, mas caso fosse eu cancelando o pedido teria que pagar multa com certeza. A concessionária me mandou reclamar na justiça. Assim uma posição muito anticliente, mas... escrevi para fabrica que não me deu muita atenção. Mas esse seria o meu primeiro peugot e agora NUNCA mais compro um carro da PEUGEOT para mim basta uma vez.

NUNCA MAIS COMPRO UM CARRO NA LYON PEUGEOT

Certamente que é uma situação delicada e injusta e que nos pode acontecer a qualquer um de nós infelizmente.
Acho contudo é que este tópico não é o local apropriado para discutir esse assunto, e que deverias fazer uma apresentação na secção correcta e depois sim solicitar ajuda aqui no fórum.
Filipe_Teixeira
Aplicado
Aplicado

Mensagempor Pribeiro9 em Sexta Jun 05, 2009 10:27 am

Filipe_Teixeira Escreveu:Eu também acho que sim, não sou é radical ao ponto de dizer que os mais baratos façam mal aos motores.

Eu também não sou radical a esse ponto, e esporadicamente abasteço em bombas dessas. Mas por exemplo tenho um familiar com um opel astra e de um momento para o outro o carro começou a ter problemas a pegar, e os mecânicos não conseguiram descubrir o que era... Conclusão deixou de colocar combustivel "low-cost" e nunca mais teve problemas.
Pribeiro9
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Filipe_Teixeira em Sábado Jun 06, 2009 12:21 am

E se calhar também passou o tempo frio :lol: :lol: :lol: :lol:
Filipe_Teixeira
Aplicado
Aplicado

Mensagempor Pribeiro9 em Sábado Jun 06, 2009 4:39 pm

:D
Não isto aconteceu tudo no fim do ano passado.
Pribeiro9
Site Admin
Site Admin

Mensagempor bl4 em Sábado Jun 06, 2009 5:31 pm

Pribeiro9 Escreveu::D
Não isto aconteceu tudo no fim do ano passado.

Eu nunca tive problemas com o gasóleo "low-cost".... Mas pode também depender dos motores.... (podem haver motores esquisitos na bebida)
Imagem
Imagem
Imagem
bl4
Frequente
Frequente

Registado: Sábado Ago 30, 2008 9:34 pm

Mensagempor Pribeiro9 em Sábado Jun 06, 2009 6:06 pm

Pois isso é como a cerveja uns só gostam de Sagres outros de Super Bock e existe outros que queimam tudo :D
Pribeiro9
Site Admin
Site Admin

Próximo

Voltar para Dúvidas

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante