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Qual o melhor???

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Qual o melhor???

Mensagempor barros em Terça Set 23, 2008 12:34 am

Boa noite,

A dúvida que tenho, é a seguinte:
- Qual o melhor óleo para o motor 1.6Hdi com FAP??
o 5W40 ou o 10W40??
- Quando fazem as revisões na marca, qual o óleo que eles colocam?
- Podem ser utilizados os dois?
- se não, quais os inconvenientes??

A verdade, é que pela pesquisa que fiz, já li um pouco de tudo... digam então de vossa justiça!!!
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Re: Qual o melhor???

Mensagempor cloterico em Terça Set 23, 2008 10:18 am

Neste caso não há melhor nem pior. Tem mesmo de ser um 5W40. É obrigatório.

Na página nº 13 do caderno de manutenção tem uma tabela. É bem visível.

Oleo 10W40 pode ser usado em todos os motores excepto: 2.0i 180cv e motores HDI com FAP.
Oleo 5W40 pode ser usado em todos os motores.
Oleo 5W30 (economia de energia) em todos excepto 2.0i 180cv, HDI com FAP, 2.2i 160cv e 2.8HDI

Por isso para motores HDI FAP só oleo 100% sintetico 5W40.

O meu não tem FAP por isso poderia usar o semi-sintetico 10W40 mas o concessionário coloca 5W40 e eu prefiro assim.
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Re: Qual o melhor???

Mensagempor barros em Terça Set 23, 2008 10:26 pm

sim, o manual aconselha o 5w40... a obrigatoriedade, julgo ser só na norma ACEA/B3.
julgo que a diferença entre o 5w40 e o 10w40 tem a ver com a temperatura a que pode trabalhar (vamos esquecer o facto de um ser semi-sintético e outro sintético e partir do principio que os dois fazem o mesmo nº de km´s).
- 5w40 até -30ºC
- 10w40 até -20ºC
em portugal é dificil atingir (-20ºC) negativos... muito menos (-30ºC)!!

no caso de se utilizar o 10w40 quais os inconvenientes??
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Re: Qual o melhor???

Mensagempor cloterico em Terça Set 23, 2008 11:02 pm

barros Escreveu:sim, o manual aconselha o 5w40... a obrigatoriedade, julgo ser só na norma ACEA/B3.
julgo que a diferença entre o 5w40 e o 10w40 tem a ver com a temperatura a que pode trabalhar (vamos esquecer o facto de um ser semi-sintético e outro sintético e partir do principio que os dois fazem o mesmo nº de km´s).
- 5w40 até -30ºC
- 10w40 até -20ºC
em portugal é dificil atingir (-20ºC) negativos... muito menos (-30ºC)!!

no caso de se utilizar o 10w40 quais os inconvenientes??


Segundo o manual é mesmo proibição. Basta ver o desenho que está nessa tabela de que falei - um sinal de proibição.
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Re: Qual o melhor???

Mensagempor Enyal em Quarta Out 22, 2008 2:54 pm

Fiquei com uma pequena dúvida relativamente ao óleo. Depois de ler este post, fui confirmar e os "expertos" da Peugeot de Braga puseram-me oleo semi-sintetico 10w40 na revisão dos 80000 e agora tenho a carrinha volta e meia com a anomalia anto-poluição. É uma 307 break xs premium 1.6 hdi 109 com FAP. Neste momento já está com 97000Km, vale a pena ir lá reclamar?Como ainda faltam uns kms para a revisão dos 100000 vale a pena mudar só o oléo para um 5w40 sintético?

Cumprimentos de alguém desesperado com a possibilidade da revisão dos 100000Km + "prenda" revisão FAP
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Re: Qual o melhor???

Mensagempor 307_1.4hdi em Quarta Dez 24, 2008 2:15 am

RSim, as numenclaturas têm a ver com as temperaturas vs viscosidade do oleo, qualquer coisa assim!!
De facto o 10W40 é semi sintético e o 5W40 sintético e isto faz toda a diferença! O óleo sintético permite fazer mais kms sem que se perdam as suas propriedades como acontece no semi-sintético, logo o semi-sintético não deverá fazer os mesmos kms que o sintético!! O que me chagaram a dizer na oficina é que o semi deverá ser mudado ao fim de 10.000kms e o 100% deverá ser mudado aos 20.000kms. No meu, os primeiros 40.000kms foi semi e andou lá durante 20.000 e ele não se queixou :P mas não deveria!! Quanto a este caso em particular, claro que têm é que seguir o que vem escrito no manual e não faz sentido nenhuma a peugeot dizer que deve levar imperativamente 100% sintetico e a oficina meter semi :wink:
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Re: Qual o melhor???

Mensagempor Filipe_Teixeira em Domingo Maio 17, 2009 4:55 pm

A grande vantagem do 5W40 para 0 10W40 é a sua fluidez em frio, ou seja tens mais capacidade de lubrificar de imediato componentes mais sensíveis como turbos e outros componentes mecânicos sujeitos a elevado desgaste e stress mecânico.
Já assisti a um teste de lubrificação mecânica da Faher em que tinha um rolamento em que aplicavam uma força de trabalho em que testavam óleos com diferentes características. Não me lembro agora os valores em concreto mas sei que o semi-sintético deixava o rolamento gripar com muito menos força que o sintético.

Foi aí também que vi que os aditivos da Faher para adicionar no óleo são de facto bons, pois para o oleo sintético acho que com 120Newton o rolamento gripava e adicionado o aditivo no mesmo óleo chegou quase aos 200Newton. Pena é o preço :cry:
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Re: Qual o melhor???

Mensagempor cloterico em Domingo Maio 17, 2009 6:03 pm

A grande vantagem do 5W40 para 0 10W40 é a sua fluidez em frio, ou seja tens mais capacidade de lubrificar de imediato componentes mais sensíveis como turbos e outros componentes mecânicos sujeitos a elevado desgaste e stress mecânico.


De facto é uma grande vantagem mas o facto de ser 100% sintético faz com que mantenha as suas propriedades durante mais tempo, permitindo alargar o espaçamento entre as mudanças de óleo.
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Re: Qual o melhor???

Mensagempor Filipe_Teixeira em Domingo Maio 17, 2009 6:33 pm

Pois isso também é um facto
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